sábado, maio 28, 2005

POPULAÇÃO SUSPEITA DE CRIME NO FOGO QUE CONSUMIU OITO HECTARES NO SEIXAL (PUBLICO)


Publico- Local Lisboa 27 Maio 2005


Hoje remetemos para um excelente trabalho publicado ontem no suplemento Local Lisboa do "PUBLICO" da autoria do jornalista Bruno Alves que assinou também um excelente trabalho sobre o corte indiscriminado de sobreiros na Quinta da Princesa , que volta aqui a relembrar.

O Jornalista faz um aprofundado trabalho de pesquisa sobre todo o processo da Flor da Mata e da oposição popular à retirada da protecção ambiental hoje existente para que a floresta seja invadida pelo betão contrariando o movimento de cidadãos e a letra da lei e do Plano director Municipal.

Curiosa a declaração do vereador Jorge Silva que "desconhecia" que tivessem ardido sobreiros no incêndio da Flor da Mata o que revela um grave desconhecimento do sitio onde a autarquia continua a querer localizar um bairro social para instalar os ocupantes ilegais das prédios de Vale de Chicharos, agora pomposamente apelidado , já não de Realojamento, mas de Projecto de Custos Controlados (CDH).

Grave também outra declaração sua, a de que "o terreno ardido é privado e cabe ao seu proprietário apurar, as causas do incêndio" (fantástico!) e também o facto de instado a comentar ao PUBLICO, o Comandante dos Bombeiros do Seixal se ter excusado a dar qualquer opinião...

O Jornalista Bruno Alves alerta para dois pontos importantes, o primeiro é de que, da letra do PDM - Em caso de incêndio mantém-se o vinculo (Mata e maciço arboreo, zona protegida) devendo a zona ser reflorestada (nunca cumprida esta clausula em 12 anos que tem o PDM em vigor) .

E também "o sobreiro é uma espécie protegida pelo decreto Lei nº169/2001, de 25 de Maio.Este não só condiciona o abate desta espécie de imprescindivel interesse publico, como estipula que , em caso de incêndio, 'ficam vedadas por um período de 25 anos quaisquer alterações do uso do solo' . Mas se os senhores autarcas desconhecem que estão perante espécies protegidas... embora saibam do proprio PDM que a zona é protegida e as razões dessa protecção e dos alertas que os residentes têm feito!!!


Mais ainda, na Reunião de 9 de Maio com a População de Pinhal dos Frades anunciaram os autarcas que " nada iria ali ser construido" agora Bruno Alves no seu trabalho revela que o Sr.Vereador anunciou ao PUBLICO que "Estamos a elaborar um plano de pormenor para a zona onde poderão vir a ser edificados cerca de 190 fogos "

Sobre o abate ilegal de 1000 sobreiros na Quinta da Princesa, "explicava" em noticia do Publico de 7 de Maio , o mesmo autarca, que "o municipio aprovou,em Dezembro passado, um pedido de loteamento destinado à construção de um hipermercado na zona e cerca de 400 fogos, embora condicionado a um parecer do Min. do Ambiente , dado que o terreno tem sobreiros e pinheiros, esse parecer ainda não foi dado porque não foi pedido pelos urbanizadores" - Pela autarquia já assinaram a sentença de morte aos 1000 sobreiros protegidos tal como muito bem explica o senhor Vereador (brilhante)!

Aqui se vê a preocupação de conservação da natureza por parte da autarquia do Seixal, no expoente máximo de uma espécie protegida como é o sobreiro, mesmo quando enquadrada pelo PDM , numa zona de Mata e maciço arboreo. Aqui se vê que as declarações do PCP ,Sintra/Cascais , não se aplicam ao PCP Seixal ...


Atenção pois ! Esta gente não é de confiança! Nem para o proprio partido...
Posted by Hello

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse senhor Vereador é de uma ignorãncia atroz, mas a ignorância das leis não desculpa o seu cumprimento! Esse porta voz da Câmara do Seixal cada vez que abre a boca enterra mais a autarquia.